terça-feira, 10 de junho de 2014

Explosão de ideias e exposição de mundos


 Por: Regina Henriques

Um edifício abandonado, algumas gambiarras e mentes criativas. Reunidas estas condições um grupo de cerca de 60 jovens foi capaz de transformar um sítio abandonado e sem vida num Centro Cultural criativo a transbordar de arte e ideias.

O que começou por ser um desfile organizado pelos alunos de licenciatura em design moda, de há quatro anos para cá tem sido um dos eventos originais da cidade da Covilhã, que durante três dias é notícia nos principais órgãos nacionais de comunicação social.

Expande a tua mente, é a mensagem original do Expand Your Mind (EYM), um evento desenvolvido para “ligar a Universidade da Beira Interior ao Município da Covilhã” e que pretende ir ao encontro de jovens empreendedores e inovadores que tenham interesse em expor os seus trabalhos criativos.

Organizado especificamente pelo curso de design de moda, o movimento EYM conta também com os cursos de cinema, design de multimédia, arquitetura, design Industrial e ciências da comunicação para reunir no mesmo espaço jovens designers e artistas que tenham a intenção clara de se expandir mostrando propostas criativas e de qualidade.

“Foi em 2013 que sentimos uma necessidade gritante de expandir este movimento a todos os cursos e combater a inércia, de maneira a que a falta de meios não represente um impedimento para alunos com vontade de trabalhar; para os alunos que procuram e lutam pela realização dos seus objetivos não deixem de criar as suas próprias oportunidades”. A mente expandida de Bruno Cunha, o criador do evento, conta já com 23 primaveras e de acreditar tanto e “até ao fim”, quis transformar um desfile de moda que ocorria no âmbito no curso de Design Moda num projeto com visibilidade e que atraísse um maior número de pessoas.

“Durante dois anos os desfiles realizaram-se no espaço atrás da Câmara Municipal aqui da Covilhã e em 2012 passaram para o CineTeatro. Aos poucos foi crescendo mais um bocadinho mas nunca deixou de ser um pequeno desfile que as pessoas simplesmente encaravam como sendo mais um desfile”, referiu o jovem natural da Póvoa do Varzim.

Ao mesmo tempo que divulga o que mais de atual existe no mundo da arte, o projeto faz questão de aliar a atualidade à história da cidade que o acolhe. Os locais são escolhidos a dedo para que, segundo Bruno Cunha “ao mesmo tempo que estivermos a mostrar os nossos trabalhos, estarmos também a recuperar um bocadinho da história da Covilhã, que está perdida: a indústria têxtil” explicou o jovem aquando a edição de 2013 do Expand Your Mind.

Nesse ano o palco para esta mostra de arte foi uma fábrica têxtil abandonada que foi segundo Bruno Cunha,  “arranjada mas não tornada nova” com o fim de alertar as pessoas para o abandono histórico dos edifícios da cidade da neve, e este ano a história repetiu-se. O edifício escolhido para o Expand Your Mind 2014 foi nem mais nem menos uma antiga rodoviária do centro da cidade, a Garagem de S. João de Malta.

Teresa Fernandes com 80 anos feitos no dia 23 de Dezembro lembra-se que foi nesse mesmo local onde viu em pequena o filme Capas Negras onde contracenavam Amália Rodrigues e Alberto Ribeiro. E o que podia ser uma confusão é de facto a verdade porque, segundo o blogue “Covilhã, cidade fábrica cidade granja”, no local onde a garagem está hoje instalada existia desde 1875 o “Teatro Velho” que na década de 30 do século seguinte, foi vendido pela Câmara Municipal da Covilhã.

Apesar da autoridade municipal ter imposto a construção de uma casa de espetáculos, no lugar surgiu antes uma garagem então chamada de Garagem S. João de Malta, onde Asdrúbal Moreira se recorda de ver funcionar o Auto Transportes do Fundão e uma oficina de automóveis.

A Garagem de S. João aquando o seu
funcionamento e atulamente

Fechada desde 2000, pergunta-se então como é que uma velha garagem ainda a cheirar os óleos consegue
Limpezas na Garagem de São João
receber um evento artístico. A resposta vem mais à frente, mas fica a deixa de que o evento não só veio a realizar como antes mesmo das limpezas, a organização apelou aos fotógrafos da região que viessem explorar e fotografar o espaço. Um dos profissionais que aceitou o desafio, João Silva explicou que para além da garagem fazer parte da sua memória, os espaços devolutos são um bom objeto de trabalho.

Depois de registado o antes, o depois fica ao encargo do Expand Your Mind e dos voluntários que a organização recrutou para as tarefas das limpezas, organização e decoração do espaço. Trabalhando em equipa, contando com a ajuda da Câmara Municipal da Covilhã e das Águas da Covilhã, a garagem ganhou forma.

“Do ano passado para este ano o espaço aumento dez vezes, temos dez vezes mais trabalho, dez vezes mais implicações de custos, ou seja tudo multiplicou por dez vezes. Mas também a criativade e a oportunidade de criar aumentou dez vezes, ou seja, as responsabilidades aumentaram dez vezes mas os benefícios dessas responsabilidades também aumentaram”, explicou o organizador do evento.

O Expand Your Mind 2014 foi procurado pelas mentes curiosas que ao mesmo tempo que queriam relembrar a velha garagem por dentro procuravam também esclarecer-se quanto ao trabalho dos alunos.

O atual Presidente da Câmara da Covilhã Vítor Pereira esteve presente e para além de parabenizar o evento que considera “uma aposta ganha pela sua originalidade ousadia e criatividade, acrescentou que também a si trazem saudade os tempos áureos da Garagem de S. João. “Foi aqui que comprei dois veículos e era aqui que os assistia” referiu o autarca com um sorriso.

“Vi muita cultura, o que é importante, vi muita animação, vi muita felicidade, vi muito empenho e vi muita alegria”, foi assim que o Reitor da Universidade da Beira Interior se referiu à sua experiência no Expand Your Mind. Quanto à pergunta sobre a importância destas iniciativas, o professor referiu que é fundamental, e acrescentou que o espaço da Garagem de São João é um “excelente espaço cultural para a cidade”.




ANEXOS:


Sem comentários:

Enviar um comentário